A Cidade no Brasil

Inspirada no livro A Cidade no Brasil, de Antonio Risério, a série dirigida por Isa Grinspum Ferraz explora os aspectos históricos, culturais e estéticos do fenômeno urbano no país, investiga o surgimento das cidades e discute seu desenvolvimento até os dias atuais. Com depoimentos de pesquisadores de OUTROS.


A Cidade (41min)

Sociólogos, arquitetos, urbanistas, professores e produtores culturais recorrem à história e à antropologia e apresentam os conceitos do que é uma cidade. Analisam as especificidades das cidades brasileiras, desde suas origens até os dias atuais, e as comparam a outras no mundo, a partir de um viés cultural e urbanístico.


Arqueólogos, antropólogos, cientistas e urbanistas investigam a formação das cidades ameríndias e suas ordens sociais, que transcenderam o horizonte dos acampamentos e das aldeias. Comentam ainda sobre a organização das metrópoles neoindígenas, relembrando momentos importantes na história das cidades amazônicas como a invasão europeia e o processo de urbanização regional. Inspirada no livro A Cidade no Brasil, de Antonio Risério, e dirigida por Isa Grinspum Ferraz, a série explora os aspectos e dimensões históricos, culturais e estéticos do fenômeno urbano no país.

Em grande parte do Velho Mundo, a revolução agrícola criou as cidades. No Brasil, ocorreu o contrário, a cidade originou o campo. Neste episódio, sociólogos, antropólogos e urbanistas revelam como foram planejadas as primeiras cidades brasileiras, que não surgiram de maneira espontânea, e como a arquitetura de traçados regulares das cidades europeias se adaptaram à geografia brasileira. Inspirada no livro A Cidade no Brasil, de Antonio Risério, e dirigida por Isa Grinspum Ferraz, a série explora os aspectos e dimensões históricos, culturais e estéticos do fenômeno urbano no país.


O Brasil recebeu o maior número de escravos africanos no mundo e foi o último país ocidental a abolir a escravidão. Neste episódio, especialistas comentam a contribuição da cultura africana na composição da paisagem urbana brasileira e reconhecem que a abolição tardia e sem planejamento agravou a segregação racial e social no país, relegando o negro às periferias, consideradas “senzalas urbanas”. Inspirada no livro A Cidade no Brasil, de Antonio Risério, e dirigida por Isa Grinspum Ferraz, a série explora os aspectos e dimensões históricos, culturais e estéticos do fenômeno urbano no país.

Especialistas analisam o surgimento das cidades brasileiras como lugares abertos aos encontros, descobertas e cruzamento de histórias, locais onde senhores e escravos, brancos, negros e índios circulavam simultaneamente e até se avizinhavam. Os argumentos revelam que a segregação não é uma característica da cidade colonial escravista brasileira, mas da modernidade urbana capitalista. Inspirada no livro A Cidade no Brasil, de Antonio Risério, e dirigida por Isa Grinspum Ferraz, a série explora os aspectos e dimensões históricos, culturais e estéticos do fenômeno urbano no país.


Sertão, Cidade e Segregação rememora questões como a falta de planejamento urbano, a discriminação social, agravada em grande parte pela especulação imobiliária, e o exílio das periferias. A metrópole, lugar onde coexistem o progresso e retrocesso, é confrontada consigo mesma.  Inspirada no livro A Cidade no Brasil, de Antonio Risério, e dirigida por Isa Grinspum Ferraz, a série explora os aspectos e dimensões históricos, culturais e estéticos do fenômeno urbano no país.