Lugares de Memória e Consciência grupo de pesquisa USP-CNPq

Grupo de Pesquisa CNPq, coordenado por Renato Cymbalista (FAU-USP) e Simone Scifoni (FFLCH-USP).

Alguns territórios destacam-se por expressar de forma emblemática a memória de grupos sociais específicos, outros consagram-se como lugares estratégicos para a construção de identidades nacionais ou regionais, outros perpetuam-se na memória coletiva como palco de experiências individuais ou coletivas de sofrimento, outros ainda revestem-se de significados específicos para a narrativa histórica de grupos religiosos. Tais espaços – lugares de memória e consciência – constituem um desafio específico para as cidades e sociedades onde se inserem, desafio que merece tratamentos arquitetônicos e urbanísticos também específicos. O Objetivo do grupo de pesquisa é viabilizar um espaço de problematização dessas questões dentro da Universidade, a partir de balanços críticos e historiográficos a respeito dos lugares de memória e consciência no espaço urbano, assim como estudar um conjunto de soluções projetuais e urbanísticas dirigidos a lugares desse tipo.

Principais produções

Marina Brandão, Ocupar o patrimônio. Trabalho Final de Graduação, FAU-USP, 2016

Gabriela Goelzer Bacelar, Reconstrução do Castelo de Berlim- Construção do Humboldt Forum. Trabalho Final de Graduação, FAU-USP, 2016.

Renato Cymbalista, “Novas fronteiras para a memória em São Paulo e no Brasil”. In: Carla Borges e Clara Castellano (orgs), Memórias Resistentes, Memórias Residentes. São Paulo: Secretaria Municipal de Direitos Humanos/Memorial da Resistência, 2016.

Renato Cymbalista (org) O Guia dos Lugares Difíceis de São Paulo (no prelo).

Realização de Encontros e Seminários

Jornada Lugares de Memória e Consciência em São Paulo. Centro de Preservação Cultural da USP (Casa de Dona Yayá), 9 e 11 de novembro de 2014

VII Congresso Internacional Imagens da Morte: tempos e espaços da morte na sociedade. São Paulo, 23 a 27 de julho de 2016

Participação em Debates

Fragmentos de uma rua: a revista Flaneur descobre São Paulo. Debate no Instituto Goethe, 13 de março de 2017, com mediação de Patricia Oliveira, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Lugares de Memória e Consciência.

Percursos Urbanos

A morte, os mortos e o território na cidade de São Paulo  Centro de Pesquisa e Formação do SESC, 28/4/2016 a 13/5/2016. A Morte, os mortos e o território na Cidade de São Paulo.

Memória LGBT no Centro Novo de São Paulo (com SPSafari). Centro de Pesquisa e Formação do SESC, 23/9/2016 a 21/10/2016

Pensando com o Bandeirante (com SPSafari). Secretaria Municipal da Cultura, 25/1/2017.