Memória gráfica da Bauhaus começa a ser recuperada

A mais influente escola de design completa 100 anos em 2019

Vários projetos estão em curso para comemorar os 100 anos da Bauhaus, a mais influente escola de design do mundo, fundada na Alemanha, em 1919, pelo arquiteto Walter Gropius. “Entre as iniciativas está o lançamento de um pacote de tipografias, produzidas na lendária escola, pela empresa Adobe”, aponta Giselle Beiguelman, artista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. “Resultado de um projeto liderado pelo designer tipográfico Erik Spiekermann, com um grupo de estudantes, tem, como primeiro fruto, a liberação gratuita para uso na internet de duas famílias tipográficas: Joschmi e Xants.

A Joschmi é uma família tipográfica feita a partir de um projeto incompleto do designer Joost Schmidt, autor do cartaz da primeira exposição da Bauhaus realizada em 1923 em Weimar (no destaque). Schmidt foi o professor de caligrafia da Bauhaus e não é exagero afirmar que foi o responsável pelo que hoje identificamos como o estilo gráfico da Bauhaus. Aquele inconfundível toque geométrico e condensado que é impossível não relacionar com a escola.

Já a Xants é baseada numa criação de um dos mais multimidáticos artistas que passou pela Bauhaus, Xanti Schawinsky. Sua extensa obra cobre de pintura ao desenho, fotografia experimental, cenografia, jazz, expografia e teatro expandindo. Como designer gráfico, basta citar aqui, a tipografia original da Cinzano, do café Illy e da Olivetti. Esses tesouros gráficos, foram criados na Itália, onde ele, que era judeu, trabalhou ao fugir da Alemanha nazista, quando a escola foi fechada em 1933, também por ordem do regime nazista, que considerava seu estilo “anti-germânico”

Ouça a íntegra da coluna Ouvir Imagens, por Giselle Beiguelman, clicando no player acima. Informações mais detalhadas acesse: www.desvirtual.com

Coluna publicada em 2/7/2018