Look Again – intervenção que cruza realidade aumentada e patrimônio histórico

Realizado na cidade de Boston, o projeto desenvolvido pela pesquisadora Giovanna Graziosi Casimiro do Laboratório para Outros Urbanismos, cruza Realidade Aumentada e Patrimônio Histórico para reativar a casa mais antiga da região. Trata-se de uma das mais antigas livrarias da história de Boston, sendo local de importantes grupos literários no séculos 18 e 19.

Em parceria com o curador Ethan Vogt e a associação histórica de Boston, a intervenção foi exposta durante o festival de luzes Illuminus, apresentando 5 diferentes décadas da fachada da Old Corner Bookstore, usando realidade aumentada como principal ferramenta de visualização. O aplicativo, que esta em sua versão beta, foi desenvolvido por uma equipe de brasileiros coordenada por Tiago Moraes, diretor do Studio Ovni. O projeto saiu do papel a partir do interesse da associação de elaborar atividades sobre a história da região e da casa, que completa 300 anos em 2018.

Após diversos estudos sobre os registros fotográficos dos século 18 e 19, a equipe se dedicou na elaboração  de um aplicativo completo, capaz de reconstruir a história por meio de conteúdos 3D ativados em dois diferentes pontos da casa (localizada em uma esquina). Um dos maiores desafios foi a reconstrução do modelo tridimensional da estrutura arquitetônica dentro do software Unity; e o plugin utilizado para ativação de realidade aumentada é o Vuforia.

As etapas de construção do projeto se dividem em (1) pesquisa histórica e imagética, (2) seleção das décadas e estudos em 2D; (3) modelagem 3D e testes de luz para ativação da realidade aumentada; (4) design dos triggers e implementação dos mesmos na fachada (códigos que ativam RA); (5) finalização das texturas e implementação final.

O projeto ficará exposto até o final do mês de dezembro e a versão teste do aplicativo pode ser baixada neste link, até o seu lançamento final na Play Store e Apple Store.

Para mais informações: gigiggc@ups.br

gigiggc

Doutoranda pela FAU USP, Mestre em Arte e Tecnologia e Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria. Docente e pesquisadora do curso de Design Digital do centro universitário SENAC, atua como gestora de projetos culturais interativos. Seus projetos estão relacionados ao campo da arte e tecnologia, realidades mistas, design de interação e espaços expositivos.