Centro de Cidadania LGBTI Laura Vermont

Breve histórico sobre o Centro de Cidadania LGBTI Laura Vermont

Está localizado na Av. Nordestina, 496 – Vila Americana, São Paulo – SP, 08010-020

Relevância para a comunidade LGBT+ e sua memorialização

O Centro de Cidadania LGBTI Laura Vermont é um equipamento da prefeitura que oferece serviços diversos à comunidade LGBTI. Seu nome é uma homenagem à travesti Laura Vermont, assassinada na região.

De acordo com as informações contidas no site da Prefeitura de São Paulo:

Os Centros de Cidadania LGBTI – fazem parte das ações do Programa de Metas da Gestão 2013/2016 da Prefeitura de São Paulo, previsto na Meta 61: desenvolver ações permanentes de combate à homofobia e respeito à diversidade sexual.

Os Centros são iniciativas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para LGBTI, realizada em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Inaugurados em 2015 (Arouche) e 2016 (Zona Sul, Zona Leste e Zona Norte), os centros atuam a partir de dois eixos:

Defesa dos Direitos Humanos: atendimento a vítimas de violência, preconceito e discriminação. Prestação de apoio jurídico, psicológico e de serviço social, com acompanhamento para realização de boletins de ocorrência e demais orientações.

Promoção da Cidadania LGBTI: suporte e apoio aos serviços públicos municipais da região central, por meio de mediação de conflitos, palestras e sensibilização de servidores. Realização de debates, palestras e seminários.

Além das sedes fixas, na Consolação, Santo Amaro, São Miguel Paulista e Parada Inglesa, quatro Unidades Móveis de Cidadania LGBTI percorrem São Paulo levando estes e outros serviços para as regiões, tornando as políticas públicas da Prefeitura de São Paulo ainda mais acessíveis para o público LGBTI.

[Texto de Leonardo Vieira]

Referência:

https: //www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/direitos_humanos/lgbt/cch/index.php?p=150960