Pedestre paga e carro roda

Por que pedestre paga e carro roda de graça?

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León Ferrari, Passarela, 1981. Daros Latinamerica Collection, Zurich

Texto de estreia de Renato Cymbalista como colunista no site Esquina parceiro do Estadão, que mostra como a jurisdição sobre as ruas nas grandes cidades brasileiras foram transferidas para a esfera da engenharia de tráfego, e as consequências dessa decisão.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), na cidade de São Paulo, é responsável pelo leito carroçável das ruas, o que representa aproximadamente 30% dos espaços públicos da cidade. Todo esse poder reflete-se em orçamento: as multas de trânsito são pagas para a CET. Os empreendimentos de grande impacto, como shopping centers, precisam pagar contrapartidas, e esses valores também vão para a CET. Parte desses recursos serviram recentemente para custear computadores e aparelhos de ar condicionado para a própria CET, quando deveriam servir para compensar os danos locais decorrentes do impacto dos empreendimentos. Um conhecido me disse que para fazer uma corrida de rua em São Paulo é necessário pagar cerca de R$ 400 mil que as ruas sejam interditadas para os carros e abertas para os atletas. Adivinha para quem? Para a CET. Ou seja: pedestre paga e carro roda de graça.

Imaginem um mundo diferente: uma cidade em que as ruas são tratadas como parques. Como o orçamento público, a qualidade de vida das pessoas, os fluxos urbanos e as relações sociais mudariam com essas inversões de valores?

Leia aqui o texto na íntegra.